(*trecho de poema de Manoel de Barros)
Público-alvo
Educadores(as) da Educação Infantil e Ensino Fundamental e profissionais das infâncias interessados(as) nas linguagens expressivas das crianças, especialmente o desenho.
Sobre o Curso
Antes de escrever, a maioria das crianças desenha, iniciando um processo de comunicação e expressão único e singular, através um “alfabeto” plástico próprio. O espaço do papel é, assim, o território das possibilidades narrativas: há sempre algo acontecendo, tecendo realidade e imaginação, no exercício de autoconhecimento e de elaboração das experiências vividas, imprimindo sentido e significado ao vivido, contribuindo para o processo de constituição de si em diálogo com o outro e o mundo. Desenhar se configura então nesse aprender-crescer e vai revelando um universo único e existencial de cada indivíduo. Porém, a linguagem do desenho é desvalorizada e silenciada muito cedo e com isso um universo expressivo único é deixado para trás.
Este curso foi desenvolvido para professoras e profissionais das infâncias com o objetivo de elucidar sobre a importância da linguagem desenho para o desenvolvimento na primeira infância, de forma a evitar que crianças abandonem sua expressão gráfica-plástica original e espontânea em tenra idade, como um manifesto em defesa do desenho enquanto linguagem formadora e formativa de si e que precisa ser (re)conhecida, resgatada e cultivada!
Ao longo da formação, vamos compreender o que leva ao famoso “eu não sei desenhar”, dialogando com a história do ensino de arte no Brasil – é possível “resgatar o desenho perdido”? O que fazer para evitar que essa linguagem tão importante não ser silenciada, sufocada na primeira infância?; vamos conhecer também um pouco da história do estudo do desenho infantil – quando o desenho infantil passou a ser um objeto de estudo?; e conhecer alguns estudiosos do desenho espontâneo da criança; e ainda, vamos conhecer como se dá o processo de desenvolvimento gráfico, dos primeiros rabiscos à arte do adolescente.
O que você vai encontrar
Apresentação e acolhimento
- Boas-vindas!
4 Videoaulas temáticas:
- Aula 1: A história do ensino de arte no Brasil e o "eu não sei desenhar"
- Aula 2: O estudo do desenho infantil: estudiosos do desenho espontâneo da criança
- Aula 3: O desenvolvimento gráfico infantil - parte 1
- Aula 4: O desenvolvimento gráfico infantil - parte 2
Autoavaliação da Aprendizagem
- Autoavaliação focada no fortalecimento de sua autonomia, no desenvolvimento de consciência crítica e na sua transformação em sujeito protagonista do próprio aprendizado.
Avaliação da Formação
- Questionário final voltado à avaliação da qualidade do curso — se os conteúdos foram adequados, se a proposta foi bem desenvolvida e se a experiência formativa atendeu às expectativas. Etapa essencial para o aprimoramento contínuo de nossos conteúdos e formatos.
Materiais para estudo autônomo
- Materiais de apoio e Referências Bibliográficas
- Você terá acesso a uma curadoria de conteúdos complementares, com indicações de autores referência, artigos e documentos para download, além de sugestões de livros, vídeos e outros cursos — próprios ou de parceiros — alinhados ao tema do minicurso.
Certificação
- Para receber o certificado, é necessário cumprir 100% da carga horária das videoaulas, realizar a autoavaliação da aprendizagem e avaliar a formação.
Experiência e Aprendizagem
Conteúdo 100% online
- Todo o conteúdo é disponibilizado na plataforma Hotmart — interativa e pedagogicamente estruturada — após a confirmação do pagamento. Você acessa onde, quando e como quiser, no seu ritmo e dispositivo preferido.
Vídeos exclusivos
- Conteúdos gravados com exclusividade pela equipe Tempos Brilhantes Brasil, com especialistas que vivem a educação no cotidiano e trazem reflexões potentes alinhadas aos desafios reais do cenário atual.
Sobre o formador

Luciane Germano Goldberg é artista e arte-educadora
Licenciada em Artes Plásticas e mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com estágio doutoral na Université de Nantes (França) e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Professora de Arte e Arte/Educação há mais 25 anos anos.
Professora associada da Faculdade de Educação da UFC, do Curso de Pedagogia desde 2011.
Pesquisadora do desenho infantil há mais de 20 anos, autora do livro “Autobiografismo: desenho infantil e biografização”.
Professora do Mestrado em Artes (PPGARTES/IFCE), no eixo “Artes Visuais” para as Infâncias”.
Líder do diretório de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas – DIAFHNA.
Coordenadora do projeto de extensão “Ateliê Pintante” em parceria com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE).
Veja também!